Atalho do Facebook

Arroz de Hauçá e meus 38 anos de vida

>> quinta-feira, 7 de abril de 2011


Algum tempo atrás meu amigo Chico, o maravilhoso fotógrafo Francisco Pinto, postou uma foto LINDA dessa receita no Facebook. Desde que eu vi a foto, fiquei alucinada!


Fui pesquisar sobre o arroz e descobri que essa receita foi trazida da África e que era feita como oferenda para Iemanjá.

Nasci em um sábado, há exatos 38 anos atrás, então, sou filha de Iemanjá.

Por isso, resolvi inaugurar minha reforma com esse prato, numa forma carinhosa de agradecer a Deus, aos santos e aos Orixás, pela vida feliz, farturenta e cheia de saúde que tenho.


Como não podia deixar de ser, servi o Arroz de Hauçá em um alguidar novíssimo!

Coloquei todo meu amor em cada preparativo, desde a limpeza dos camarões secos (tive que usar luvas para não me machucar e não ficar manchada) e o dessalgue da carne seca até na hora de servir!


Ofereço esse prato não só aos santos e Orixás, ofereço ao meu amigo Chico que me passou a receita cedida pela grande culinarista Elíbia Portela, aos meus amigos, minha amada família e a todos vocês que fizeram meus 38 anos de vida mais felizes e completos!


Fiz algumas mudanças na receita da Elíbia, abaixo explico tudo!
Arroz D’Hauçá, receita da Elíbia Portela Ingredientes: ...700g de carne de charque ( ou carne do sol) 6 dentes de alho picados 4 xícaras de arroz lavado e escorrido 300ml de leite de coco 1.2 l de água Sal a gosto 100 ml de óleo de milho 1/2 kg de cebolas cortadas em rodelas finas Ingredientes para o Molho de Camarões: 100 ml de azeite-de-dendê 50 ml de azeite de oliva 1 cebola grande picada 1 kg de camarões secos limpos Modo de Fazer: Na véspera, corte o charque em tiras finas, coloque numa tigela, cubra com água fria e deixe de molho durante a noite. ( dentro da geladeira) No dia seguinte, escorra o charque, coloque numa panela, cubra com água, leve ao fogo e continue o cozimento até a carne ficar macia. Tire do fogo, escorra e reserve. Numa panela, coloque os dentes de alho picados e 5 colheres (sopa) de óleo, leve ao fogo médio e antes de dourar, junte o arroz e frite por alguns minutos, mexendo sempre. Acrescente leite de coco, água quente e sal a gosto. Abaixe o fogo e cozinhe, com a panela semi - tampada, mexendo de vez em quando para que fique um pouco grudado. Enquanto o arroz cozinha prepare os camarões: Numa frigideira, coloque o dendê e azeite de oliva. Aqueça em fogo médio, junte a cebola picada e cozinhe até ficar macia.( sem alourar), Acrescente os camarões hidratados em água morna. Misture, tampe a panela e cozinhe em fogo brando, juntando água aos poucos, se necessário, até os camarões ficarem macios. Tire do fogo e reserve. Á parte, coloque a 1/2 xícara de óleo em uma caçarola, e quando quente, junte as fatias de cebola e alho amassado, deixando que fritem até a cebola começar a dourar. Acrescente o charque e frite até dourar. Montagem do Prato: Distribua o arroz em uma forma de anel untada com óleo, reserve por 5 min. e em seguira desenforme sobre uma bandeja de cerâmica. Coloque a carne frita acebolada no centro e, por cima do arroz, distribua os camarões refogados. Á volta complemente com bananas da terra cortadas em rodelas e fritas em azeite de oliva e óleo de milho . Leve à mesa enquanto quente.

Mudanças:

Eu usei manteiga de garrafa no lugar do óleo da receita. E usei quantidade menor.

Eu não sigo muito as quantidades, então fiz no olhômetro.

Usei bastante pimenta malagueta no molho de camarão! Ficou dos deuses (Orixás!), hahahaha!


Hummmm... Já tô com vontade de fazer a receita novamente! Deu fome!

6 comentários:

emanuele_reis 7 de abr de 2011 10:17:00  

Kris não acredito q essa receita é da Elibia, sabe que sou baiana,né!!?? Lembro que minha tia era completamente viciada no programa da Elibia, realmente uma cozinheira de mão cheia!!!

Olhe como filha de Yemanjá vc tem que oferecer uma flor no dia 02 de fevereiro.

Linda receita, lindo blog!!!
Um super beijo e bom dia!!!

Lourdes Sabioni 7 de abr de 2011 16:50:00  

Parabéns menina! Muita saúde e vitalidade pra continuar vivendo nesta louca e linda vida!
Beijos!

André Leiras 9 de abr de 2011 02:40:00  

Tb sou filho de Iemanjá Kruxa!!! Oxalá e Iemanjá! Linda receita!!! Sensacional!!!

Laurence Design Culinário 9 de abr de 2011 20:14:00  

Olá Kris!!
Estou conhecendo seu blog e estou encantada! Lindas fotos, ótimas postagens! Parabéns pelo blog!

Bjs! =)

Francisco Pinto 13 de abr de 2011 07:40:00  

Querida amiga, parabéns pelo aniversário e pela receita, que ficou simplesmente maravilhosa. Yemanjá deve ter adorado a oferenda, eu pelo menos amei, muito, muito obrigado.
Beijos;

Chico.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP