Atalho do Facebook

Papinha ou sopinha infantil

>> quarta-feira, 22 de junho de 2011


No questionário que fiz alguns dias atrás, seis amigas pediram para postar as papinhas que eu faço para o meu neto
Como o Benício está com 1 ano, e com dois dentinhos, ele já come batante coisas sólidas, já passou daquela fase da papinha peneirada. Mas ele é enjoado e tenho que amassar tudinho! A carne tem que ser bem cozidinha, quase desfiando...

Antes eu fazia a sopa diariamente mas a pediatra disse que podia fazer e congelar, que a sopa não perdia os nutrientes assim.
Eu faço a alimentação dele 1 vez por semana e congelo as 14 porções (almoço e jantar, diários).
Mas não pense que ele come todos os dias a mesma coisa... Cada refeição tem um sabor diferente.
Como eu faço isso? No dia da feira em chego em casa, higienizo, descasco os que precisam ser descascados e pico os legumes em cubos médios.
Uso sempre 7 tipos de legumes e hortaliças na papinha, variando e usando máximo possível de cores.
Escolha entre:
Abobrinha, aspargo, alho, alho poró, berinjela, batata salsa (baroa), beterraba, cabotiá, batata inglesa, batata doce, brócolis, couve, cenoura, couve flor, cará, cebola, chuchu, espinafre, mandioca, milho (bata no liquidificador se o bebê ainda não tiver 1 ano) quiabo, salsinha, vagem, etc.

O alho é excelente para a saúde, por isso não deixe de usar sempre que for fazer a papinha. Use e abuse das ervas aromáticas, principalmente da salsinha. Além de usar menos sal quando acrescentamos ervas, o sabor da sopa varia de acordo com a erva.
Outro tempero que faz muito bem pra saúde e que as crianças adoram é o gengibre, rale um pouquinho de gengibre e refogue junto com os legumes.
Varie os grãos e massas... Use arroz, arroz integral, feijão, grão de bico, lentilha, trigo, massa curta, 7 Grãos ou 7 Cereais.

Agora vamos ao preparo:

Como eu faço sopa para 7 dias, uso metade carne de vaca e metade carne de frango.
Aqueço duas panelas de pressão.
Em uma eu coloco 300 g de músculo traseiro bem picadinho e na outra eu coloco 300 g de peito de frango bem picadinho, junto com um fio de azeite. Espero as carnes ficarem douradas e junto 2 dentes de alho amassados e meia cebola picada em cada panela.
Espero a cebola murchar e acrescento 100 g de grão de bico (ou lentilha) ao músculo e 100 g de 7 grãos (ou trigo, ou feijão) ao frango. Refogo bem, coloco meio litro de água em cada panela e cozinho até as carnes e os grãos ficarem macios. Demora cerca de meia hora.
Junto legumes picados da minha preferência às duas panelas e cubro com água. Não coloque muita água, a sopa tem que ficar mais densa.
Deixe as hortaliças para o final e SEMPRE coloque a beterraba inteira na panela.
Cozinhe os legumes com a panela semi-tampada, sem a pressão.
Quando os legumes estiverem macios, acerte o sal e desligue o fogo.

Arrume os recipientes que as papinhas vão ser congeladas. Coloque um pedaço de couve rasgada em um recipiente, folhas de espinafre em outro, fatias da beterraba cozida inteira em outros, um bom galho de salsinha em outro, manjericão em outro, um tantinho de gengibre ralado em outro, uma galho de brócolis ainda cru, uma gema de ovo cozida...
Use um sabor diferente em cada recipiente. Cubra as hortaliças e as ervas com a sopa quente, coloque os recipientes em uma assadeira e leve ao freezer até gelar. Tampe os recipientes muito bem e mantenha no freezer por até 10 dias




Eu tenho potinhos em formatos variados para nunca repetir o mesmo sabor no almoço e jantar ou de um dia para o outro. Para descongelar basta levar ao microondas, usar uma panela com um pouquinho de água ou deixar na geladeira de um dia para o outro.
No dia do preparo você vai ter trabalho mas terá 1 semana livre de preocupação com a alimentação do seu bebê...


Ah! E se você for para alguma festinha, basta levar o potinho, como fazemos com as papinhas da Nestlé. E me digam se não é muito mais saudável do que uma sopa da Nestlé?


Uma dica muito importante que eu dou é o uso do 7 Grãos ou 7 Cereais Ráris e do arroz integral na preparação da alimentação do bebê, principalmente para crianças que tem problema com intestino preso. O Benício ADORA! Quando ele mastiga o arroz selvagem com aqueles dois dentinhos lindos eu tenho vontade de morder ele!
Ah! E não tô ganhando nada da Ráris para fazer essa propaganda. Uso porque gosto muito e é saudável!

3 comentários:

lilian vieira 22 de jun de 2011 14:33:00  

meus filhos já passaram da fase da papinha ,mas eu sempre tenho uma sopinha congelada para quando não dá para fazer uma boa refeição, assim consigo fugir do macarrão de pacote,bjos.
http://mulhersuper.blogspot.com

Ana Peck 23 de jun de 2011 10:29:00  

Amei as receitinhas de papinha, o seu cuidado e carinho na preparação!!! Ainda não tenho um bebezildo em casa, mas, com certeza as receitinhas já estão guardadas pra quando tiver... E com certeza seu netinho alem de lindo vai crescer muito saudável!!! Bjs e bom feriado!

Tininha,  23 de jun de 2011 19:43:00  

Kristine, essa dica é maravilhosa, principalmente prá você levar nas festinhas como você falou e nas viagens. Levei do Jorge até esse ano porque o que a gente menos quer é criança adoecendo na praia, né??? Deu super certo, ele não estranhou a comida e ficou super saudável... recomendo às mamães, pode até dar um pouquinho de trabalho, mas compensa muuuuiito!! Ah, e arroz integral sempre!!!
Bjos!!! Tininha.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP