Atalho do Facebook

Carne de panela e seus segredos - Comida mineira

>> sexta-feira, 22 de julho de 2011



Hoje vou começar uma série de receitas de comida mineira, aquelas bem caseiras e beeeeem calóricas feitas no dia-a-dia do mineiro. Espero que você gostem!

Várias pessoas me mandam e-mail dizendo que não conseguem deixar a carne de panela com uma cor bonita. A minha carne cozida é bem corada, tem uma cor linda... E o segredo está na hora de refogar!
Hoje eu vou mostrar o passo-a-passo de uma carne de panela deliciosa e com uma cor linda!


Compre a carne de sua preferência, eu uso paletão, lagarto, acém ou músculo. Limpe bem e corte do tamanho desejado.
Coloque óleo no fundo da panela de pressão e junte a carne, já picada e limpa.
Tempere com tempero caseiro (1 colher, das de sobremesa, rasa, para cada quilo de carne) e pimenta. Não mexa a carne, coloque o tempere por cima.
Acenda o fogo e coloque a tampa, deixando a panela semi-aberta.


Após alguns minutos a carne vai começar a desidratar e vai soltar líquido. NÃO MEXA na carne. Continue com a panela semi tampada por aproximadamente 40 minutos ou até se formar uma borra no fundo.
O segredo está em nunca mexer a carne até se formar a borra.
Assim que essa borra se formar, dê uma leve mexida na carne e acrescente a cebola picada grosseiramente (1 cebola BEM GRANDE ou duas médias por quilo de carne), mexa bem e tampe parcialmente a panela. Espere a cebola ficar bem corada, cubra com água fervente até quase cobrir a carne e mexa bem para que a borra se incorpore à agua.


Tampe a panela de pressão e conte 30 minutos depois que chiar. 
Abra a panela, verifique se a carne está macia ( se não estiver, tampe e cozinhe por mais 10 minutos).
Acenda o fogo novamente e deixe a carne por mais 10 ou 15 minutos ou até o caldo  ficar encorpado.
Acerte o tempero, cubra com salsinha e cebolinha e sirva.

15 comentários:

Poliana G. Mateus Ojeda 22 de jul de 2011 11:25:00  

Ahh o segredo é não mexer né??!! Eu ficava mexendo toda hora e minha carne fica sem cor, feia. Obrigada por compartilhar! Vou fazer. Bjo

lilian vieira 22 de jul de 2011 12:40:00  

meu marido reclama que minha carne fica "branca", dai eu taco colorau!obrigado pela dica! vou fazer hoje mesmo,bjos.
http://mulhersuper.blogspot.com

João Mario 22 de jul de 2011 13:13:00  

Adorei aprender o seu jeito. Faço diferente. Refogo por 30 minutos, mas sempre mexendo e acrescentando um dedo de água assim que seque... forma a borra também... e fica com uma cor bronze linda...
Mas vou experimentar do seu jeito que dá menos trabalho!!
Um abraço.
João Mario
picadinhodebacana.blogspot.com

Cris,  22 de jul de 2011 16:01:00  

Kris,são 40 minutos mesmo pra se formar a borra?? não é muito não??

Anônimo,  23 de jul de 2011 08:28:00  

Será que assim resolve meu problema? Minha carne fica com gosto de sangue mesmo estando cozida.è um misterio!!! Bjo.

Kris Nardini 23 de jul de 2011 09:47:00  

Cris, cada panela e cada chama do fogão tem um tempo diferente. A minha ficou ponta em 40 minutos mas em outro fogão e com uma panela mais fina pode demorar mais ou menos tempo. Fique de olho!

beijo

Kris Nardini 23 de jul de 2011 09:48:00  

João Mário, essa carne que fazemos pingando água também é maravilhosa!!! Eu adoro!
Beijo

Kris Nardini 23 de jul de 2011 09:48:00  

Anônimo, você já tentou mudar o corte da carne? O problema pode estar aí...
bjo

Julia,  23 de jul de 2011 10:26:00  

Nossa salivei! Lembra da carne de panela que minha avó lá de BH fazia pra mim...
Obrigada, vou no super agora comprar carne.
Bj
Julia

Julia,  23 de jul de 2011 15:07:00  

Kris acabei de fazer, sucesso total!
Lógico que não tinha o seu tempero mineiro que preciso providenciar, mas ficou divino.
Obrigada por me ajudar a relembrar as comidinhas da minha avó.
Julia

Anônimo,  27 de jul de 2011 11:40:00  

Kris,eu sou o anonimo com a carne que tinha gosto de sangue,acho que não era o corte pq sempre usei acem,e mais,fiz do seu jeito e ficou UMA DELICIA!!!! já tô imaginando com batata e cenoura... Depois de 2 anos de casada aprendi fazer carne de panela!!Obrigada!!
Sou sua seguidora,mas só consigo postar como anonimo...Mas não importa!!VC ME SALVOU!!e demorou 40 minutos mesmo pra formar a borra no fundo.BJO E COBRIGADA POR NOS PRESENTEAR A CADA POST.

LARISSA 19 de abr de 2012 14:57:00  

Eu estou no meio da receita, até agora deu tudo certinho, e tá no cozimento final, os 30 minutos restantes. mas tá cheirando e sinto que vai ficar uma delícia. Amei a receita.Sem contar que sou mineira né. PARABÉNS Kris.

LARISSA 19 de abr de 2012 15:00:00  

Estou no meio da receita, está na parte dos 30 minutos final do cozimento e tá um cheiro delicioso, sinto que vai ficar uma delícia, adoro esse prato, sou mineirinha assumida. ótima receita PARABÉNS kris.

Yásmin Rodovalho de Abreu 15 de fev de 2013 16:53:00  

Kris, adorei a receita! Minha avó materna nasceu em Minas, e desde então sou apaixonada por carne de panela. Eu já sabia fazer carne de panela, mas tinha dúvida em relação as batatas! Obrigada pela dica. Beijo Yásmin Rodovalho.

Yásmin Rodovalho de Abreu 15 de fev de 2013 16:56:00  

Adorei a receita Kris! Minha avó materna era mineira, cresci apreciando essas iguarias mineira. Mas eu tinha uma dúvida toda vez quando ia fazer a carne de panela com batatas... Ou elas cozinhavam demais, ou ficavam sem cor. Sua receita foi fundamental para esta minha dúvida! Muito Obrigada. Beijo

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP