Atalho do Facebook

Bacalhau em lascas ao forno

>> quinta-feira, 5 de abril de 2012



Desde que meus pais morreram a semana santa e meu aniversário perderam a graça pra mim... Não tive mais vontade de comemorar...
Esse ano decidimos viajar com a família para comemorar a data dupla, já que eu e o filhote mais velho nascemos no dia 07 de abril.
Estamos de saída...Vamos curtir e descansar.
Mas antes de ir, deixo aqui uma receita deliciosa para ser feita amanhã!

Um bom descanso e boas festas para todos!

Bacalhau em lascas ao forno

1 k de batatas em cubos
1 k de lombo de bacalhau (ou lascas de bacalhau)
2 cebolas médias, em meia-lua
10 dentes de alho, em rodelas
300 ml de azeite EV
180 g de tomate sweet grape em rodelas
sal e pimenta a gosto
salsinha a gosto
Ovos cozidos para acompanhar

Dessalgue o lombo de bacalhau por 3 dias, em água gelada, e sempre dentro da geladeira.
Coloque o bacalhau dessalgado em uma panela e cubra com água. Leve ao fogo até levantar fervura. Desligue o fogo e deixe por 15 minutos (*). Não se esqueça de desligar o fogo assim que levantar fervura. Se o bacalhau cozinhar muito ele fica igual uma borracha e não solta lascas.
Retire o bacalhau da água do cozimento (reserve a água), descarte as espinhas e a pele e separe lascas grandes. Reserve as lascas.
Cozinhe a batata em cubos na água que cozinhou o bacalhau, até ficar ao dente. Escorra e coloque as batatas em um refratário.
Aqueça a metade do azeite e junte as rodelas de alho. Espere o alho ficar levemente dourado e retire, mantendo reservado.
Junte a cebola no azeite que dourou o alho e espere a cebola murchar. Acrescente as lascas de bacalhau, mexa com cuidado para as lascas não se desfazerem e acerte o sal e a pimenta.

A montagem:

Forre o refratário com as batatas, junte o bacalhau refogado com as cebolas, acrescente as rodelas de tomate e de alho dourado, regue com o restante do azeite e 200ml da água do cozimento do bacalhau e leve ao forno por 30 minutos.
Retire do forno, salpique salsinha picada e sirva com ovos cozidos partidos ao meio.

(*) Se você for usar bacalhau desfiado no lugar das postas, o tempo de dessalgue é bem menor, apenas algumas horas. Fique de olho para ele não ficar sem gosto, tá?

1 comentários:

Fernanda Saraiva 5 de dez de 2012 11:27:00  

Estou com as lascas de bacalhau aqui, e sua receita caiu como uma luva! Parabéns!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP